domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula

Tema: Trigonometria.

Conteúdo: Razões trigonométricas.

Série: 9º ano.

Número de aulas: 10 aulas.

Habilidade: H37: Resolver problemas em diferentes contextos, a partir da aplicação das razões trigonométricas dos ângulos agudos.

Competência: Grupo III.

Objetivos gerais: Compreender o significado das razões trigonométricas fundamentais (seno, cosseno e tangente) e saber utiliza-los para resolver problemas em diferentes contextos.

Objetivos específicos:
-  Reconhecer as razões trigonométricas num triângulo retângulo;
- Saber aplicar as razões trigonométricas em situações-problema.

Justificativas: Desde os primórdios sempre existiu a necessidade de se calcular grandes distâncias, porém, sem o uso de instrumentos adequados, o céu até hoje é usado como mapa, calendário e relógio, e deseja-se encontrar um modelo para descrever o movimento dos astros e planetas. Surge então a trigonometria para nos auxiliar nesse processo.
Atualmente, são diversas as aplicações da trigonometria nas diversas áreas do conhecimento: Física, Medicina, Astronomia, Engenharia, Topologia, Música, entre outras.

Procedimentos:
1ª aula: Atividades envolvendo razão e proporção: medidas de segmentos.
2ª e 3ª aulas: Dividir alunos em grupos para a construção de triângulos semelhantes, seguido do cálculo da razão de semelhança entre eles.
4ª aula: Nomear os termos usados no triângulo retângulo (catetos oposto e adjacentes, hipotenusa e ângulos). Atividade de reconhecimento dos termos nos diversos triângulos retângulos.
5ª e 6ª aulas: Os alunos divididos em grupos farão a construção dos diversos triângulos retângulos semelhantes. Em seguida, medirão os catetos, a hipotenusa e os ângulos agudos e calcularão as razões pedidas.
7ª e 8ª aulas: Análise dos dados obtidos nas aulas anteriores. Constatação obtida pelos alunos e, a partir dessa discussão, obtemos as definições de seno, cosseno e tangente. Exposição da História da Trigonometria.
9ª e 10ª aulas: Aplicação práticas (medidas na escola) e resolução de situações-problema.

Recursos materiais e tecnológicos: Fita métrica, trena, transferidor, régua, tesoura, cartolina, data show, software Excel.

Avaliação: Avaliações contínuas – observações dos trabalhos em grupo, medições, construções, resolução de atividades propostas.

Recuperação: Retomada de medidas de comprimento e de ângulos em situações cotidianas, o que poderá ser utilizada para dar significado aos conceitos de seno, cosseno e tangente, e também no cálculo de distâncias inacessíveis.
Construções e análises das razões trigonométricas usando softwares, como por exemplo, o Geogebra.

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