Tema:
Trigonometria.
Conteúdo:
Razões trigonométricas.
Série:
9º ano.
Número de aulas:
10 aulas.
Habilidade:
H37: Resolver problemas em diferentes contextos, a partir da aplicação das
razões trigonométricas dos ângulos agudos.
Competência:
Grupo III.
Objetivos gerais:
Compreender o significado das razões trigonométricas fundamentais (seno,
cosseno e tangente) e saber utiliza-los para resolver problemas em diferentes
contextos.
Objetivos específicos:
- Reconhecer as razões trigonométricas num
triângulo retângulo;
- Saber aplicar as
razões trigonométricas em situações-problema.
Justificativas:
Desde os primórdios sempre existiu a necessidade de se calcular grandes
distâncias, porém, sem o uso de instrumentos adequados, o céu até hoje é usado
como mapa, calendário e relógio, e deseja-se encontrar um modelo para descrever
o movimento dos astros e planetas. Surge então a trigonometria para nos
auxiliar nesse processo.
Atualmente, são diversas as aplicações da
trigonometria nas diversas áreas do conhecimento: Física, Medicina, Astronomia,
Engenharia, Topologia, Música, entre outras.
Procedimentos:
1ª
aula: Atividades envolvendo razão e proporção: medidas de
segmentos.
2ª
e 3ª aulas: Dividir alunos em grupos para a
construção de triângulos semelhantes, seguido do cálculo da razão de semelhança
entre eles.
4ª
aula: Nomear os termos usados no triângulo retângulo
(catetos oposto e adjacentes, hipotenusa e ângulos). Atividade de
reconhecimento dos termos nos diversos triângulos retângulos.
5ª
e 6ª aulas: Os alunos divididos em grupos farão a
construção dos diversos triângulos retângulos semelhantes. Em seguida, medirão
os catetos, a hipotenusa e os ângulos agudos e calcularão as razões pedidas.
7ª
e 8ª aulas: Análise dos dados obtidos nas aulas anteriores.
Constatação obtida pelos alunos e, a partir dessa discussão, obtemos as
definições de seno, cosseno e tangente. Exposição da História da Trigonometria.
9ª
e 10ª aulas: Aplicação práticas (medidas na escola)
e resolução de situações-problema.
Recursos materiais e
tecnológicos: Fita métrica, trena, transferidor,
régua, tesoura, cartolina, data show, software
Excel.
Avaliação:
Avaliações contínuas – observações dos trabalhos em grupo, medições,
construções, resolução de atividades propostas.
Recuperação:
Retomada de medidas de comprimento e de ângulos em situações cotidianas, o que
poderá ser utilizada para dar significado aos conceitos de seno, cosseno e
tangente, e também no cálculo de distâncias inacessíveis.
Construções e análises
das razões trigonométricas usando softwares,
como por exemplo, o Geogebra.
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